Cadastre-se para receber nossas newsletters:

Cooper
Home / A Cooper
| A COOPER
  • Empresa
  • Empresa
  • Empresa
  • Empresa
  • Empresa

Cooper, uma história de união

O início da trajetória da Cooper coincidiu com a data em que o movimento cooperativista completava seu primeiro centenário. Tudo começou em 1944, quando um grupo de operários da Indústria Têxtil Companhia Hering, muitos dos quais eram tecelões como os pioneiros de Rochdale, resolveu fundar uma cooperativa de consumo de empregados, com área de atuação em Blumenau e com o objetivo de distribuir gêneros alimentícios aos cooperados. Na época, a dificuldade de aquisição dos produtos era muito grande, principalmente o abastecimento de alimentos extremamente precário, o que comprometia o orçamento familiar.


Foi em 16 de março de 1944, nas dependências do Clube Náutico América, às 10 horas, com 101 pessoas, entre funcionários e dirigentes da Cia Hering, que foi fundada a Cooperhering – Cooperativa de Consumo dos Operários da Indústria Têxtil Companhia Hering de Responsabilidade Ltda., hoje Cooper, com um capital inicial de Cr$ 24.000,00 (vinte e quatro mil cruzeiros, a moeda da época). No mesmo dia foram eleitos e empossados os primeiros membros do Conselho de Administração e Fiscal da Cooperativa: Clodoaldo Machado da Luz (1º Presidente), Jacob Beleski (Gerente), Leopoldo Ferrari (Secretário), Else Pein, Félix Rothbart, Lothar Steinhoff, Walfried Otte, Max Fritzsche, Ricardo Fischer, José de Souza e Olívia Zimmermann. A assembleia de fundação foi presidida pelo economista rural Teatino Carneiro da Cunha Melo, da Diretoria de Economia e Assistência ao Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, mentor intelectual e grande incentivador da cooperativa, segundo testemunho de cooperados mais antigos.


Apoio fundamental


Entre os principais incentivadores e líderes, destacam-se Nestor Seara Heusi, Bruno Koschel e Clodoaldo Machado da Luz. Soma-se, ainda, a significativa contribuição da Diretoria da Cia Hering. O incentivo e o apoio dado no decorrer dos anos foram fundamentais para tornar a Cooper grande e próspera. E mais: a fidelidade dos cooperados, que são a essência desta longa história.


Expansão


Os 101 primeiros cooperados multiplicaram-se rapidamente. A pequena loja, que inicialmente distribuía apenas alguns gêneros alimentícios, sendo estes descontados em folha de pagamento, cresceu. Com o desenvolvimento do Grupo Hering, a Cooper ampliou o atendimento, abrindo lojas nas cidades onde a Hering tinha filiais:


1968 - Indaial (SC), bairro Encano (1968) e em 2004 transferiu-se para o centro da cidade.
1975 – Blumenau (SC), no bairro Água Verde.
1978 – Rodeio (SC).
1980 – Blumenau (SC), bairro Velha – Filial Omino.
1982 - Paulista (PE), desativada em 1995.
1985 – Ibirama (SC).
1988 - Gaspar (SC), desativada em 1998.
1991 – Blumenau (SC), no bairro Itoupavazinha – Filial Mafisa
2012 – Blumenau (SC), no bairro Garcia
2013 – Indaial (SC), no bairro Nações e 5 filiais em Jaraguá do Sul (SC), nos bairros Centro, Vila Nova, Barra, Água Verde e no Jaraguá do Sul Park Shopping.


No início da década de 1990, a Cooper passou a atender toda a comunidade, tornando-se independente e não se limitando somente aos funcionários da Cia Hering. Em 1998 incorporou a Cooperativa Artex e fez-se presente também no bairro da Glória, em Blumenau. Em 1999 as atividades da Matriz, localizada no bairro Bom Retiro, em Blumenau, foram transferidas para a filial do bairro Água Verde. A loja foi ampliada, criou-se a Administração Central.


Para dar continuidade ao desenvolvimento da Cooper, foi inaugurada em novembro de 2012 a a Filial Garcia em Blumenau. Em setembro de 2013, Indaial recebeu mais uma filial, no bairro Nações. Ainda em 2013, em outubro, a Cooper chegou em Jaraguá do Sul com 5 filiais: Shopping, Água Verde, Centro, Vila Nova e Barra. Mais duas filiais farão parte da rede, somando-se às 14 já existentes, totalizando 16 filiais. Uma delas será no bairro Vila Nova, em Blumenau e a outra será na cidade de Timbó.


Todo o crescimento da cooperativa é fortalecido por uma gestão profissional, que transformou a Cooper na maior cooperativa de consumo do sul do País, a segunda em nível nacional e uma das cinco maiores redes do estado, quando comparada aos supermercados.

Perfil da Cooper atualmente:


• 14 filiais: 5 em Blumenau, 2 em Indaial, 1 em Rodeio, 1 em Ibirama e 5 em Jaraguá do Sul
• Projetos em andamento para 2 novas filiais: 1 no bairro Vila Nova, em Blumenau, e 1 na cidade de Timbó
• 9 Farmácias próprias: 4 em Blumenau, 2 em Indaial, 1 em Rodeio, 1 em Ibirama e 1 em Jaraguá do Sul
• 1 Administração Central, 1 Centro de distribuição e 1 Padaria Central, todos sediados em Blumenau
• Mais de 70.022,14 m² de área construída
• 235 checkouts
• 2.600 colaboradores diretos
• Mais de 115 mil cooperados


Clique aqui e saiba um pouco mais sobre a história de cada filial da Cooper.


Missão

Atender plenamente aos cooperados e clientes com produtos de consumo e serviços.

Visão

Ser a melhor empresa de abastecimento para os cooperados, os colaboradores e a comunidade.

Valores

1 – O cooperado é a nossa razão de existir.
2 – Honestidade, ética e transparência.
3 – Compromisso social, comunitário e ambiental.
4 – Respeito às pessoas.
5 – Espírito de equipe, criatividade e inovação.
6 – Parcerias com fornecedores e prestadores de serviços.
7 – O mercado é a nossa referência.
8 – Austeridade, busca contínua de resultados e de excelência na operação.
9 – Educação, formação e desenvolvimento dos colaboradores e cooperados.
10 – Prática dos valores e princípios universais do cooperativismo.





© COOPER - Cooperativa de Prod. Abast. Vale do Itajaí. - Todos os Direitos Reservados - Desde 1944 Promovendo o Cooperativismo no Vale do Itajaí.
Site desenvolvido por Free Multiagência