Cooper - A nossa Cooperativa

Nossa Cooperativa

COOPERATIVISMO

COMO SURGIU O COOPERATIVISMO

O cooperativismo teve sua origem na Inglaterra, na cidade de Manchester (Rochdale), por iniciativa de operários da industria têxtil. Prejudicados pelo novo modelo industrial – no qual as máquinas inventadas passaram a substituir o trabalho artesanal e algumas atividades - os operários foram levados a se preocuparem com outras formas de garantir o sustento de suas famílias. Discutindo as dificuldades e buscando soluções, eles decidiram pela criação de uma sociedade de consumo baseada no cooperativismo puro.

Combinaram que cada um economizaria pequenas parcelas de seus rendimentos, mesmo submetendo-se a inúmeras privações, pelo menos durante um ano, para tentar formar algo que pudesse tirá-los da aflitiva situação em que se encontravam.
Essa reunião, que teve a participação de 28 pessoas, foi realizada em novembro de 1843 e repetiu-se em 21 de dezembro de 1844, para a fundação de um armazém comunitário, com um capital inicial de 28 libras, representando uma libra que cada um do grupo havia economizado.

Foi lançada então a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Limitada. Ao fim do primeiro ano, a Sociedade já contava com 74 sócios e um capital de 180 libras. Onze anos depois, a organização tinha 400 sócios. Nasceu assim o cooperativismo, de forma organizada, como alternativa de modelo econômico entre o socialismo e o capitalismo. Desde então, o movimento alastrou-se pelo mundo e as normas definidas por aqueles operários passaram a nortear as ações das cooperativas em todo o mundo.

O QUE É
COOPERATIVISMO

É uma doutrina, um sistema, um movimento ou simplesmente uma atitude ou disposição que considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades socioeconômicas da humanidade.

O QUE É
COOPERADO

Cooperado é o trabalhador urbano, o produtor rural ou outro profissional, de qualquer atividade socioeconômica, que se associa para participar ativamente de uma cooperativa, cumprindo com os seus deveres e observando os seus direitos.

O QUE É
COOPERATIVA

Cooperativa é uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais, por meio de uma empresa de propriedade privada coletiva e democraticamente gerida.Os princípios cooperativistas são as linhas orientadoras por meio das quais as cooperativas levam os seus valores em prática.


PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e a assumir as responsabilidades como cooperados, sem discriminação de sexo, social, racial, política e religiosa.

1

LIVRE
ADESÃO

As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus cooperados, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres, eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes.

2

GESTÃO
DEMOCRÁTICA
PELOS
COOPERADOS

Os cooperados contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente. Parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os cooperados recebem, habitualmente, se houver, uma remuneração limitada ao capital integralizado, como condição de sua adesão. Os membros destinam os excedentes a uma ou mais das seguintes finalidades:

a. Desenvolvimento das suas cooperativas, eventualmente por meio da criação de reservas, parte das quais, será indivisível.

b. Benefício aos cooperados na proporção das suas transações com a cooperativa.

c. Apoio a outras atividades aprovadas pelos cooperados.

3

PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA EQUITATIVA

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus cooperados. Se firmarem acordos com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus cooperados e que mantenham a autonomia da cooperativa.

4

AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA

As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus cooperados, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.

5

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E CONHECIMENTO

As cooperativas servem de forma mais eficaz os seus cooperados e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, por meio das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

6

COOPERAÇÃO ENTRE COOPERATIVAS

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das suas comunidades por meio de políticas aprovadas pelos seus cooperados. Dessa forma contribuem, significativamente, para tornar a sociedade mais justa e os valores humanos, mais respeitados.

7

INTERESSE PELA COMUNIDADE




Entidades e sites de representação

image
ACI – Aliança Cooperativa Internacional
Localização: Genebra
Site: www.ica.coop


image
OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras
Localização - Brasília (DF) BR
Site: www.ocb.org.br

image
OCESC - Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina
Localização - Florianópolis (SC) BR
Site: http://www.ocesc.org.br/