Cooper - A nossa Cooperativa

Cooper News

COOPER NEWS

02/12/2016

Biblioteca Itinerante

Biblioteca Itinerante


Cerca de 150 alunos da Escola de Educação Básica Santos Dumont, de Blumenau, participaram de uma ação especial na Cooper Filial Garcia. Nos dias 25 e 30 de novembro foi montada a “Cantinho da Leitura Itinerante”, um complemento do projeto “Sacola Viajante”, ação do programa Cooperjovem, desenvolvido na escola. Na ação, os alunos se reuniram no espaço preparado para a atividade para ouvirem as histórias dos colegas. O objetivo foi mostrar para a comunidade o projeto que é desenvolvido na escola.
 
A professora Jucineide Ricobom Zimmermann, representante da Cooper como coordenadora do Cooperjovem na instituição de Blumenau, comenta que alguns pais foram conferir a ação na Cooper. “Além deles, muitas pessoas que foram à cooperativa para fazer suas compras também pararam para conhecer o projeto. Isso é muito bom, pois queremos mostrar para toda a comunidade como está sendo desenvolvido este projeto tão lindo, um incentivo à leitura e à participação das famílias no aprendizado das nossas crianças”, conta Jucineide.
 
O cooperado Victor Rodrigues, que esteve na Filial Garcia em um dos dias da ação e conheceu o projeto, afirma que considera o trabalho muito interessante, pois faz com que as crianças pratiquem o hábito da leitura. “Isso está em falta hoje em dia, pois, muitas vezes, a Internet acaba sendo mais presente na vida das crianças e jovens. Parabéns aos organizadores deste projeto, pelo estímulo às crianças, para que elas desenvolvam esse hábito e procurem, sempre, estudar”, comenta. Na ação desenvolvida na Cooper, as crianças foram acompanhas pelos educadores e pela professora que coordena o programa Cooperjovem na escola.
 
 
Como funciona o “Sacola Viajante”
No projeto, as crianças levam a “Sacola Viajante” para casa, contendo um livro e um caderno.  O intuito é estimular a participação da família na leitura do livro, que é escolhido pelo próprio aluno na biblioteca da escola. O caderno apresenta uma explicação do projeto e uma ficha de leitura, onde a família faz as anotações sobre o livro que leu junto com o estudante. O projeto “Sacola Viajante” é desenvolvido com alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) da Escola de Educação Básica Santos Dumont, do bairro Garcia, em Blumenau e faz parte do programa Cooperjovem, do qual a Cooper é parceira, desenvolvendo ações de educação e cidadania cooperativistas.
Semanalmente, a “Sacola Viajante” é levada por dois alunos de cada turma, sendo que é feita uma contação de histórias a cada 15 dias. Para isso, os alunos se reúnem na “tenda da leitura”, montada na escola, para ouvirem as histórias dos colegas. A atividade diferenciada faz os alunos saírem do ambiente habitual da sala de aula, como um incentivo à integração, à leitura e à cooperação.
No projeto, a cooperação ocorre em dois momentos: primeiramente em casa, quando a família se reúne para a leitura e todos cooperam para o aprendizado da criança. E depois, na volta para a escola, quando o aluno se junta com as demais crianças para o momento de interação, contribuindo para o aprendizado de todos. Nessa interação, ela aprende a se relacionar com os outros alunos e há uma ajuda mútua no debate, já que todos podem contribuir fazendo questionamentos.

Voltar