26/09/2016
Projeto Sacola Viajante incentiva a leitura e a cooperação na Escola Santos Dumont, em Blumenau
No projeto, as crianças levam a “Sacola Viajante” para casa, contendo um livro e um caderno. O intuito é estimular a participação da família na leitura do livro, que é escolhido pelo próprio aluno na biblioteca da escola. O caderno contém uma explicação do projeto e uma ficha de leitura, onde a família faz as anotações sobre o livro que leu junto com o aluno.
Semanalmente, a “Sacola Viajante” é levada por dois alunos de cada turma, sendo que é feita uma contação de histórias a cada 15 dias. Para essa contação, os alunos se reúnem na “tenda da leitura” para ouvirem as histórias dos colegas.
A professora Jucineide Ricobom Zimmermann, representante da Cooper como coordenadora do Cooperjovem na instituição de Blumenau, explica que a cooperação ocorre em dois momentos. “Primeiramente em casa, quando a família se reúne para a leitura e todos cooperam para o aprendizado da criança. E depois, na volta para a escola, quando o aluno se reúne com as demais crianças para o momento de interação, contribuindo para o aprendizado de todos. Nessa interação, ela aprende a se relacionar com os outros alunos e há uma ajuda mútua no debate, já que todos podem contribuir fazendo questionamentos”, afirma.
Jucineide destaca que a criança não é obrigada a fazer a contação. “No entanto, a grande maioria quer participar, mesmo não sendo exigida a obrigatoriedade. E isso é gratificante, pois vemos que o nosso objetivo está sendo atingido. É uma forma de estimular o trabalho coletivo”, salienta a professora.