Cooper - A nossa Cooperativa

Cooper News

COOPER NEWS

29/10/2018

Cinco dicas para ensinar as crianças sobre economia no supermercado

Cinco dicas para ensinar as crianças sobre economia no supermercado

Levar as crianças para fazer compras pode parecer uma tarefa complicada, pois os pais muitas vezes não conseguem lidar com os impulsos dos pequenos de querer levar tudo que encontram pela frente. Mas, ao invés de privar de levar os baixinhos ao mercado, já pensou em ensiná-los sobre economia e o consumo consciente?

Essa educação financeira proporciona à criança a capacidade de lidar com escolhas, além de preparar os futuros adultos que logo estarão inseridos na sociedade. A mesada é uma boa forma de começar a ensinar a criança a administrar o dinheiro. Até os menores podem aprender de forma simples como funciona. Confira algumas dicas:

1 – Mesada

Aprender a administrar o próprio dinheiro é de extrema importância para o consumo consciente. Ao levar ao mercado converse com a criança e explique para que serve o dinheiro mostrando através da troca. Dessa forma terá responsabilidades entenderão que para adquirir um produto é necessário trocar pelo dinheiro.

2 – Necessidades

É importante mostrar que existem prioridades na vida adulta e que devemos por à frente o que é necessário. Tudo é questão de escolha. Então deixe-a escolher entre dois produtos, analisar os preços, ofertas, rótulos e ver o que é mais importante adquirir. Pois, nem sempre o que é mais barato é o que vale a pena.

3 – Planejamento

Para tudo é necessário planejamento, então deixe a criança te ajudar e fazer a lista de compras, conferir os itens que faltam em casa e avaliar o que é prioridade de compra. Dessa forma aprenderá que para comprar algo mais caro é preciso se organizar e investir.

4 – Economizar

Ensinar a criança a poupar dinheiro é de extrema relevância. O foco não é evitar ficar no vermelho, mas sim, mostrar para os pequenos a importância do investimento consciente, colocando os itens de prioridade em primeiro e manter sempre um padrão.

5 – Transparência

Conversar e esclarecer dúvidas influencia no bom relacionamento em família. Tudo o que a criança faz é um reflexo das atitudes dos pais. Orientar e mostrar opções para a criança ensina a suprir seus desejos de maneira correta.



Voltar