Cooper - A nossa Cooperativa

Cooper News

COOPER NEWS

10/04/2019

Como cuidar e limpar peças de couro

Como cuidar e limpar peças de couro

 O couro é um item duradouro, mas ao mesmo tempo delicado. Seja uma bela peça de roupa ou calçado, uma linda bolsa ou até um móvel revestido, é preciso ter certos cuidados. Os tipos de couros variam e os cuidados também. Por exemplo, a camurça requer mais delicadeza na limpeza do que o couro liso. Então, listamos algumas dicas que vão ajudar você a conservar a sua peça por muitos anos.
 
Limpeza
 
Primeira regra: deve-se evitar molhar o couro, tanto com água quanto com outro líquido. Mas, se isso acontecer, jamais deixe o couro secar ao sol, isso evitará possíveis manchas no local molhado, ou até alteração na cor. Se quiser apenas dar uma arejada na peça, deixe-a na sombra. Produtos químicos como álcool, alvejante, acetona, entre outros, não devem ser utilizados em hipótese alguma para limpar o couro, a mancha causada por esses produtos é irreversível. O couro pode ser limpo com pano seco, como por exemplo, uma flanela, ou então com produtos específicos que você encontra em supermercados. Cuidado com o tempo, se você deixar alguma sujeira por um longo período sem limpeza adequada, ela pode grudar no couro e danificar a peça.
 
Manutenção
 
Uma boa opção são os condicionadores de couro, este produto recupera o óleo, evitando a secura excessiva e as rachaduras, mas o excesso pode entupir os poros e afetar a cor ou a longevidade da peça. Por isso, a aplicação deve ser feita apenas quando começar a parecer seca ou dura. Antes de comprar, leia o rótulo para garantir que ele seja adequado para seu tipo de couro, principalmente, se a roupa for de camurça ou nobuck. Existem outros produtos que podem ajudar na limpeza, mas cuidados sempre são indicados. Produtos com cera ou silicone podem secar o couro, mas são opções mais baratas e que causam menos mudança de cor. Use-os com moderação. Nunca use produtos que contenham óleo mineral ou petróleo, pois eles podem causar danos significativos. Se tiver dúvidas com os produtos à venda, peça ajuda a um funcionário.
 
Lavanderia

Se você optar por levar a uma lavanderia, não estranhe se a roupa retornar com diferença de tonalidade ou “cicatrizes” no couro. Isso acontece por se tratar de um tipo de pele, que pode reagir a produtos de limpeza, como um tipo de alergia, converse com o profissional sobre os riscos, já há lavanderias que utilizam equipamentos mais modernos e podem conservar mais o couro.
 
Armazenamento

O segredo de uma boa conservação pode estar na forma com que guardamos as peças. Se forem roupas, calçados ou bolsas, o couro precisa respirar, ou seja, não pode ficar guardado dentro de sacos ou caixas de plástico, o ideal é pendurar e de vez em quando arejar o ambiente, isso evita odores indesejáveis. Existe uma grande variedade de saquinhos para sapatos e capas para roupas feitas de TNT (tecido não tecido), ou então caixas perfuradas para guardar sapatos ou bolsas. A circulação do ar é importante, pois impede a criação de mofo e o ressecamento do couro. Tenha cuidado com a poeira e a luz solar direta que, com o tempo, mudam a cor do produto.
 
Móveis com revestimento ou acabamento em couro
 
Há quem deseje ter um belo sofá de couro na sala, pois além de ser confortável, é um móvel clássico que nunca sai de moda. Mas os móveis também precisam de cuidados especiais para durar mais tempo. A melhor maneira de conservar o sofá de couro é hidratá-lo a cada oito meses. A limpeza é importante para evitar rachaduras, trincas e descamações, assim como manter o móvel macio e brilhante.
 
Existem no mercado produtos específicos, como hidratantes, ceras ou graxas incolores especiais para móveis de couro, ou mesmo lustra-móveis à base de silicone. Mas lembre-se: a graxa para limpar sapatos de couro não necessariamente servirá para limpar móveis, pois a textura dos couros é diferente. Leia o rótulo e informe-se antes de agir por conta própria, pois os danos na sua peça de couro podem ser irreversíveis. Proteger o móvel de couro do Sol também é importante, evite colocá-lo perto da janela. Se não for possível, coloque uma manta onde bate o sol. Tenha especial cuidado com objetos que podem arranhar o couro, principalmente o liso. Se tiver gato em casa, é bom pensar duas vezes antes de comprar um sofá de couro, os bichanos adoram afiar as unhas em materiais deste tipo.
 


Voltar