Cooper - A nossa Cooperativa

Cooper News

COOPER NEWS

27/08/2019

Cooper Sustentável estimula o bom hábito junto a cooperados e colaboradores

Cooper Sustentável estimula o bom hábito junto a cooperados e colaboradores

    O compromisso com a sustentabilidade é algo fortemente presente no DNA da Cooper.
    Ser sustentável é aproveitar o que o mundo nos oferece sem comprometer a disponibilidade dos recursos para as futuras gerações. Isso quer dizer que a discussão vai muito além do plantio de árvores e reciclagem, por exemplo.
    Estimular os cooperados e multiplicar a informação, muitas vezes até com recompensa, é uma forma de garantir o hábito. Por isso, o programa Cooper Sustentável realiza diferentes ações e tem certeza do efeito positivo que está causando nas comunidades.
    Diferentes ações são trabalhadas, de maneira constante ou esporádica, como foi com o Dia Sem Sacola para celebrar o Dia do Meio Ambiente, em junho. Tendo em vista que são 1,5 milhão de sacolinhas plásticas distribuídas no Brasil por hora, e o plástico está na lista dos maiores poluidores da atualidade, ações como esta estimulam o uso das bolsas retornáveis.
   O programa Cooper Sustentável também mantém ações constantes que apresentam enormes resultados. Foi o caso da Campanha Bairro Limpo, que só em 2018 trocou 44 toneladas de materiais recicláveis por vales-compra, além de coletar e dar destinação correta a 44,6 mil litros de óleo de cozinha.
    A coleta dos materiais recicláveis acontece uma vez por mês em oito filiais, o calendário está disponível no site www.cooper.coop.br. O cooperado que participar da ação, após a pesagem da quantidade acumulada, recebe um bônus de compra na cooperativa.
    Em algumas filiais também já existe a Estação de Reciclagem e a disponibilidade de caixas de papelão para serem usadas com as compras.
   A cooperativa atua ainda junto à comunidade escolar, em que realiza palestras nas escolas ou leva crianças e adolescentes para as filiais, onde podem aprender sobre consumo consciente e reciclagem.
 
    Ações internas fortalecem o apelo sustentável da Cooper
    As novas unidades (ou as que passaram por reforma) já receberam elementos que asseguram a sustentabilidade dos recursos. Do sistema de coleta e reuso da água da chuva, ao maior aproveitamento da luz natural, passando pelo uso de lâmpadas de LED, gerador próprio, expositores refrigerados verticais fechados que reduzem o consumo de energia e equipamentos de refrigeração que utilizam gases menos nocivos ao meio ambiente. São iniciativas que estimulam o hábito tanto nos colaboradores quanto nos cooperados.

Voltar