Cooper - A nossa Cooperativa

Cooper News

COOPER NEWS

05/06/2019

Dia Sem Sacola e muitas outras ações em prol do Meio Ambiente

Dia Sem Sacola e muitas outras ações em prol do Meio Ambiente

A Cooper deu uma folga para as sacolas plásticas no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), com o objetivo de conscientizar os cooperados sobre o uso exagerado delas. O Dia Sem Sacola foi instituído para que todos repensem os seus hábitos e encontrem formas alternativas de levar as compras para casa. Afinal, estima-se que 1,5 milhão de sacolinhas plásticas são distribuídas no Brasil por hora, um item que leva de 100 a 400 anos para se decompor e é hoje um dos maiores poluidores da natureza.


A campanha corrobora com todo o trabalho realizado pela cooperativa através de seus programas ambientais, como a Campanha Bairro Limpo, que só em 2018 trocou 44 toneladas de materiais recicláveis por vale-compras, além de coletar e dar destinação correta a 44,6 mil litros de óleo de cozinha. Em algumas filiais também já existe a Estação de Reciclagem e a disponibilidade de caixas de papelão para serem usadas com as compras. A cooperativa também atua junto à comunidade escolar com o Programa Cooper Sustentável, em que realiza palestras nas escolas ou leva crianças e adolescentes para as filiais, onde aprendem sobre consumo consciente e reciclagem.


Além disso, na Cooper a produtividade está aliada à sustentabilidade. Por isso, algumas atitudes foram implantadas nas lojas novas e nas que passaram por reforma, que devem ser incorporadas também nas próximas revitalizações. Alguns exemplos são o sistema de coleta e reuso da água da chuva, maior aproveitamento da luz natural, lâmpadas de LED, gerador próprio, expositores refrigerados verticais fechados para reduzir o consumo de energia e equipamentos de refrigeração que utilizam gases menos nocivos ao meio ambiente.



Voltar