Cooper - A nossa Cooperativa

Cooper News

COOPER NEWS

22/10/2018

Fique atento ao calendário para escolher melhor frutas, legumes e verduras

Fique atento ao calendário para escolher melhor frutas, legumes e verduras

Cada época do ano é propícia para os diferentes tipos de frutas, verduras e hortaliças em geral. Entendendo o ciclo da natureza é possível fazer escolhas saudáveis, economizar (já que os produtos da estação são mais baratos) e ter uma vida muito mais saudável.

Em outubro, o ciclo está propício para abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, coco-verde, jabuticaba, laranja-pera, lima, maçã, mamão, nêspera e tangerina. Também neste mês, as áreas de hortifrúti da Cooper têm à disposição alho-poró, almeirão, brócolis, cebolinha, chicória, coentro, couve-flor, espinafre, hortelã e orégano. Na lista de legume de outubro estão abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, cogumelo, ervilha, inhame, pepino, pimentão, rabanete e tomate.

Mas você sabe como levar para casa frutas, legumes e verduras mais saborosos, sem aspecto feio e no momento certo de serem consumidos? Vamos a algumas dicas:

 

Abacaxi: escolha pelo cheiro doce (ao contrário, ele poderá estar verde ou fermentado). Além disso, puxe uma das folhas da coroa. Ela deverá se soltar com facilidade.

Banana: fuja daquelas que estão com manchas pretas em excesso. E aquelas que estão com as extremidades verdes ainda não estão prontas para consumo.

Tangerina: as menores são mais gostosas se tiverem as cascas finas, lisas e de cor alaranjada intensa. Para as maiores, com casca mais rugosa, escolha as firmes e com a casca mais solta.

Brócolis: ideais são aqueles com tonalidade verde escura e floretes bem junto um dos outros. E observe a firmeza dos caules e talos.

Couve-flor: na mesma linha dos brócolis, escolha os que tem floretes compactos, cores claras e sem pontos escuros. Eles são sinais de amadurecimento e se expandem muito rápido.

Abóbora: escolha aquelas que tiverem a casca mais lisa, sem manchas e também sem brilho, já que isso indica que elas foram colhidas antes do prazo. E as abóboras muito grandes tendem a ser menos saborosas.



Voltar