Cooper - A nossa Cooperativa

Cooper News

COOPER NEWS

28/05/2019

Maio Verde: mês da conscientização celíaca

Maio Verde: mês da conscientização celíaca

O mês de maio é conhecido mundialmente como o Mês do Celíaco. A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada em alimentos que utilizam trigo, cevada, aveia e outros derivados, utilizados na produção de comidas do dia a dia como pães, bolachas, macarrões e muitos outros produtos. A maioria das pessoas associa o glúten a um carboidrato, mas na verdade se trata de uma proteína, um conjunto de dois grupos proteicos como a gliadina e a glutenina, encontradas naturalmente na semente das especiarias citadas acima.
 
Ainda não há uma forma de prevenção, pois a causa da doença é desconhecida, podendo ser detectada na infância ou somente na vida adulta. Por isso, é importante prestar atenção aos sinais que o organismo dá, como barriga estufada, gases, náuseas, problemas gastrointestinais, lesões na pele, queda de cabelo, perda de peso sem explicação, e procurar um médico especialista o quanto antes.
 
Não existem medicamentos ou procedimentos que tratem a doença, a única forma de evitar seu desconforto e as possíveis consequências é readequando o cardápio. Vale destacar, principalmente para as mulheres, que muitos cosméticos também possuem glúten e precisam ser evitados.
 
Hoje, no Brasil, os rótulos são obrigatórios a indicar se o produto contém ou não a substância, para que os celíacos possam levar o produto para casa e utilizá-lo com segurança. Além disso, na Cooper você encontra linhas completas de produtos feitos especialmente para quem tem algum tipo de restrição alimentar. Caso você não encontre algo específico, ainda é possível fazer sugestões através do nosso SAC ou direto em nossas filiais com um dos nossos colaboradores. 


Voltar