Cooper - A nossa Cooperativa

Cooper News

COOPER NEWS

09/06/2022

Rede Cooper reforça presença feminina no cooperativismo

Rede Cooper reforça presença feminina no cooperativismo


O cooperativismo preza por um mundo mais igualitário e na Rede Cooper se entende que isso só é possível ouvindo todas as vozes. Foi assim que Marli Pereira Branco encontrou seu lugar em Blumenau. Quando chegou na cidade, há 16 anos, a psicoterapeuta desejava continuar com trabalhos sociais. Logo depois da mudança, o marido e ela se tornaram cooperados e passaram a frequentar a filial Água Verde. O envolvimento com a cooperativa e a busca por causas que impactassem positivamente a sociedade, a colocaram na primeira formação de mulheres realizada pela Rede Cooper.
Marli lembra como o grupo iniciou tímido e se desenvolveu ao longo do tempo, através da troca de experiências e do acesso a conteúdos histórico, intelectual e, principalmente, emocional. “Todas fomos nos descobrindo, melhorando nossa comunicação, autoestima, entendendo quais ações poderíamos realizar. Hoje somos uma referência e temos consciência do nosso papel junto à cooperativa”, afirma ela, que responde como coordenadora do Núcleo Feminino, constituído após essa formação.

E é justamente para sensibilizar mais mulheres sobre a diferença que elas fazem no mundo, que a Rede Cooper se uniu ao Sescoop/SC para uma nova formação do Programa Mulheres Cooperativistas. Cerca de 30 cooperadas estão participando dos encontros, que devem ser finalizados somente em outubro. Depois, elas serão convidadas a integrar o Núcleo Feminino e, principalmente, a atuarem como agentes de transformação.
A coordenadora da Organização do Quadro Social (OQS) da Rede Cooper, Thais G. Weege, explica que isto diferencia uma organização cooperativista de essência de outras empresas. A disponibilização de conteúdo informativo, aliado ao interesse pelas pessoas e a construção de um relacionamento sólido com os cooperados, cria uma corrente de hábitos e atitudes que convergem para o princípio do cooperativismo de construir uma sociedade com maior equilíbrio social, econômico e ambiental. “Desejamos um
mundo mais inclusivo e isso se faz pela cooperação. Somos cientes da nossa importância nesse movimento de conscientização da comunidade”, ressalta.

Margarida Voss Niehues, da filial Vila Nova de Jaraguá do Sul, se identificou com essa filosofia desde que a Rede Cooper iniciou as operações na cidade, em 2013. Depois de descobrir um problema de saúde e se afastar do emprego, a técnica de enfermagem não sabia o que fazer além de cuidar da casa e da família. “Comecei a frequentar a loja, a perceber valores parecidos com os meus e, com o tempo, eles me enxergaram, me acolheram e me integraram a uma causa que acredito”. Ela já participou das aulas do Cooper Pratic, atuou no Comitê Educativo e Conselho Fiscal, e hoje está na formação Mulheres Cooperativistas. “É um programa que nos engrandece, eleva autoestima, reforça a importância da nossa voz na família e na sociedade”.

Aprendizagem contínua

Além dessa parceria com o Sescoop/SC, a Rede Cooper iniciou um novo projeto junto ao Todas, uma plataforma de aprendizagem com foco no desenvolvimento de mulheres. O benefício é disponibilizado para as colaboradoras em cargos de liderança e especialista e para as integrantes do Núcleo Feminino, Conselho de Administração e Conselho Fiscal. A Diretora de Gente & Cultura, Fabiana S. Medeiros, acredita que os materiais e as aulas disponíveis pelo Todas são importantes não apenas para a vida profissional, mas para que as mulheres possam enxergar o potencial que têm e encontrar suas melhores versões. “O Todas apresenta conteúdos continuamente para desenvolver habilidades de carreira e de empoderamento, discussões reais e recorrentes no nosso dia a dia. Hoje, mais do que preparar mulheres para o futuro de suas carreiras, precisamos que elas tenham referências e cresçam pelo exemplo”, afirma.


Informações para a imprensa – Oficina das Palavras: Sabini Roncaglio – jornalismo2@grupoodp.com.br – +55 (47) 9 8411-2882

Voltar