Cooper - A nossa Cooperativa

Cooper News

COOPER NEWS

19/02/2019

Você toma cuidado na hora de armazenar e consumir os medicamentos?

Você toma cuidado na hora de armazenar e consumir os medicamentos?

Consumir remédios é uma prática comum, mas a maioria das pessoas ainda não sabe quais cuidados deve ter ao comprar, armazenar e utilizar. As Farmácias Cooper estão sempre prontas para orientar você sobre produtos para a sua saúde. Contudo, é fundamental reforçar alguns pontos importantes.

Os problemas com a automedicação, por exemplo, são os mais comuns. Todos já ouviram que não se pode tomar remédios sem antes consultar um médico, mas muita gente acha que os medicamentos “sem tarja” são mais fracos. As complicações começam quando a automedicação vira rotina, não só porque os sintomas mascarados podem virar algo mais sério (e precisam de análise profissional), como também as pessoas podem desconhecer alergias ou efeitos colaterais.

Outra questão importante é o armazenamento. É bem comum ter em casa uma caixinha de remédios, que deve sempre estar em um local fresco, seco e protegido da luz do sol. Cozinha é um local muito quente, enquanto banheiros são muito úmidos, podendo sofrer alterações da validade e composição em locais inapropriados. Em alguns casos, há remédios que até precisam de refrigeração (consulte sempre a bula sobre isso). Já manter fora do alcance de crianças e animais é uma regra básica que sempre precisa ser reforçada.

Água é sempre a melhor opção na hora de ingerir os medicamentos. O estômago tem pH ácido, por isso, os remédios são feitos para funcionarem ali, serem absorvidos no estômago ou no intestino. Tem gente que prefere até tomar sem água, que no caso vai dificultar a passagem do medicamento pelo esôfago ou que parte da dose seja perdida. Outro caso são os comprimidos triturados ou partidos. A prática é totalmente errada, já que os medicamentos são desenvolvidos com revestimentos diferentes, para serem absorvidos em partes específicas do corpo. O ideal é sempre tomar o remédio segundo as orientações da bula.

Para mais dicas ou orientações, procure a Farmácia Cooper mais perto de você.



Voltar