Cooper - A nossa Cooperativa

Filiais

RECEITAS

SALGADOS E CANAPÉS

Feijoada

Feijoada
  • Facebook
  • Whatsapp
Ingredientes

1kg feijão vermelho tipo 1 Caldão 

150g lombo suíno 

100g bacon Pamplona 

100g linguiça calabresa Pamplona 

100g paio 

150g costelinha suína  

couve-manteiga a gosto 

2 cebolas 

2 dentes de alho 

1 cenoura 

1 chuchu 

Louro a gosto 

2 litros de caldo de legumes 

Óleo 

Manteiga a gosto 

2 laranjas


Modo de Preparo

Comece tudo 1 dia antes, coloque seu feijão de molho em água. Esse processo servirá para a retirada de impurezas que podem provocar gases e mal estar estomacal. A sugestão é que deixe por pelo menos 12 horas de molho trocando pelo menos 2 vezes essa água. Se esse tempo não for possível, o máximo que conseguir já ajuda. Esse processo também ajuda a hidratar o feijão.  

No dia do preparo comece preparando o caldo de legumes, usando as aparas e cascas dos legumes que você irá usar ou já tem separado. Refogue essas cascas, raízes, folhas e aparas em uma panela até que suas cores despertem. Adicione 2 litros de água em temperatura ambiente e ponha no fogo. Quanto levantar fervura abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhando com a tampa levemente aberta por mais 40 a 60 min.  Enquanto isso, pique todas as carnes em tamanhos semelhantes.   

Em outra panela refogue o bacon até que ele solte bastante gordura, tire-o reservando em outro recipiente e adicione a calabresa. Repita esse processo de refogar e reservar com todas as carnes, um por vez e sem colocar demais para não criar água no fundo da panela. Depois de todas as carnes refogadas, adicione mais um pouco de óleo ou manteiga e refogue as cebolas picadas. Ao murcharem adicione o alho picado, a cenoura e o chuchu picados e refogue bem. Adicione agora o feijão, descartando a água em que ele estava hidratando e refogue rapidamente. Adicione todas as carnes e misture. Adicione o caldo descartando todas as folhas, raízes, cascas e aparas. Adicione 3 ou 4 folhas de louro e outros temperos que goste como coentro, salsinha, salsão etc...  

Deixe levantar fervura e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 40 a 60 minutos ou até que o feijão esteja no ponto desejado. Lembre-se de deixar a panela entre aberta para que o líquido possa reduzir e assim dar mais cremosidade ao feijão.  

Acerte com sal e pimenta. Em outra frigideira ou panela, refogue mais um pouco de bacon, e depois adicione folhas de couve devidamente picadas e sempre descartando os talos. Deixe murchar bem e sirva com laranja picada. 



Voltar

últimas receitas

MASSAS E RISOTOS

Risoto de linguiça Blumenau

  • Facebook

SALGADOS E CANAPÉS

Feijoada

  • Facebook

SOBREMESAS E DOCES

Fondue funcional de morango

  • Facebook