Cooper - A nossa Cooperativa

Cooper News

COOPER NEWS

28/01/2019

Mantenha seus temperos sempre bem armazenados

Mantenha seus temperos sempre bem armazenados

Só o sal não é suficiente para quem se aventura na cozinha. Todo mundo tem o seu tempero favorito, desde uma simples cebolinha para finalizar até um elaborado mix de ervas. E uma prateleira cheia de opções, além de deixar a cozinha ainda mais bonita, é perfeita para sempre variar o sabor dos seus pratos. Porém, nem sempre o ideal é deixar os temperos expostos. 
Temperos secos e especiarias devem sempre ser guardados em potes de vidro. Vale inclusive ser sustentável e usar vidros de conserva, papinha de bebê ou geleia bem lavados e secos. É importante identificar o tempero com uma etiqueta, além de deixar anotado os prazos de validades. O ideal é manter em um lugar seco e arejado, não na geladeira e longe do calor do fogão. 
Temperos frescos e ervas normalmente são guardados na geladeira, mas o ideal é no freezer. Além de aumentar o tempo de conservação, vai evitar que este tipo de tempero escureça ou “queime” muito rápido. Uma dica é congelar em óleo, pois ficará mais fácil depois só colocar na panela e usar. 
Pimentas em molho ou conserva devem sempre estar com os recipientes intactos. Sempre verifique se há lascas ou rachaduras aparentes, além da tampa estar sem nenhum dano. É preciso sempre garantir que estas pimentas estejam fechadas a vácuo, para garantir mais validade e o sabor. Já as pimentas naturais ou secas devem ser conservadas longe do calor, da luz e da umidade, preferencialmente em lugares arejados, como as frutas. 
Óleos e azeites são sensíveis ao calor e à luz, oxidando e perdendo suas principais propriedades. Por isso devem ser armazenados em local com pouca luminosidade e longe do calor. E sempre manter o mais longe possível do fogão: use apenas a quantidade da receita e logo guarde. 
E, por fim, o sal refinado deve ser mantido em um ambiente seco. Um truque é colocar todo o pacote de sal em uma forma, levar ao forno e aquecer até ficar levemente torrado. Depois disso deve ser armazenado em um pote bem fechado, para evitar a umidade. A geladeira não é o melhor local. 

Voltar